O óleo é essencial para que seu carro funcione bem. Ele é principalmente responsável pela lubrificação do motor, evitando o atrito entre as peças e, consequentemente, o desgaste delas. A falta de lubrificação pode até travar o motor, então você deve sempre ficar ligado e respeitar os intervalos indicados para a troca de óleo.
Além dessa função primária, é também o óleo lubrificante que mantém a temperatura do motor. E, por incrível que pareça, é por conta do óleo também, que a limpeza do motor acontece. Afinal, é ele que tira toda sujeira gerada pela combustão. E como se não fosse suficiente, o óleo também atua como agente de vedação, sendo responsável pela proteção contra oxidação, e impedindo que o lubrificante acabe vazando ou até mesmo, que algum outro elemento externo entre no motor e contamine todo o sistema.
O uso do óleo correto e de qualidade aumenta a vida útil do motor do seu carro e colabora na economia do combustível. Este tão importante fluído vai muito além da função de lubrificação. Então, fique atento na hora de escolher seu óleo lubrificante. Neste momento, o “achômetro” não poderá ser bem-vindo. De acordo com a fluidez e as propriedades do produto, a durabilidade e o desempenho do motor são altamente influenciados. O óleo, portanto, é um elemento importantíssimo para a conservação do seu carro, e deve ser levado a sério. Evite danos e despesas com seu veículo e opte por aquele que ofereça maior qualidade. Uma dica é conferir o manual da montadora do seu carro, e conhecer o tipo de óleo (viscosidade e especificações) ideal para seu veículo.
Fonte: totalbrasil.com